A OntoArte

PROMOVENDO A ARTE PARA O SER HUMANO PROTAGONISTA

Antonio Meneghetti considerava a arte como compromisso laico-humanista: “portanto, a Arte não como dor, regressão ou perda existencial, mas como compromisso laico, humanista altamente especificado, ao ponto tal de fazer coincidir o sentido com o vivente da intuição”.

A Ontoarte

Após as vanguardas artísticas (entre o 1870 e 1930) a arte perdeu o sentido original dos conceitos de belo e metafísico, ou seja, a ligação entre o homem, o ser e a existência, expressos em uma obra artística. Principalmente depois das duas Guerras Mundiais, em sua maioria, a arte passou a representar principalmente as angústias, o sofrimento, a dor humana. A OntoArte não exclui os sentimentos humanos, mas retoma e expressa os valores humanistas, os aspectos positivos e vencedores do homem em suas obras, multiplicando o sentido de vida, alegria, sucesso e prazer – características naturais do ser humano. A OntoArte é uma vivaz inspiração que renova a arte contemporânea.

Para a OntoArte, uma obra de arte é o resultado do belo e do sucesso expressos pelo homem que, no momento em que cria, é um transparente instrumento do ser na existência. Seja qual for a realização artística – pintura, escultura, design, moda, cerâmica, cristais, música, arquitetura – o resultado final de uma obra OntoArte manifesta um valor vital e universal, nos infinitos modos como a existência se expressa entre o artista e o mundo.

A OntoArte nasce na década de 1970, após os primeiros anos de desenvolvimento da Ontopsicologia na Itália. Caracteriza-se como um “movimento de pensamento que identifica todas as manifestações artísticas que se motivam sempre da intencionalidade ontológica humanista”. Atualmente, esse movimento artístico está presente em várias partes do mundo (Brasil, Itália, Rússia, Ucrânia, China, Letônia, Alemanha), e reúne artistas, músicos, escultores, arquitetos, designers e fotógrafos. No Brasil, a OntoArte é representada pela Associação OntoArte (fundada em 2004) e na Itália, pela Associazione Scuola Internazionale di OntoArte (fundada em 1981).
 

A OntoArte é a recuperação metafísica da existência e, portanto, é o delinear aquele concreto que uniformiza verdade, beleza e ação na criação contínua”. Deve-se procurar recuperar o motivo pelo qual se existe por meio do signo artístico, que é o aspecto mais elevado da percepção e da inteligência, e encontrar o sentido último de mim mesmo. Trata-se de possuir aquela compreensão que, depois, faz valor, exaltação, satisfação e dá primado. Cada um, dentro da própria inteligência, existe para ser primeiro; é, portanto, óbvio tender a uma qualificação contínua para exaltar a própria dignidade, o próprio valor de existir: este é o instinto-base da existência como ser humano. Este percurso em direção a uma superioridade contínua não significa opor-se aos outros, mas procurar uma contínua qualificação de valor em si mesmo, jogada em harmonia dialética com outros que, por sua vez, experimentam caracterizarem-se” (Antonio Meneghetti).

OntoArte é a Arte do Ser. Esta corrente não se identifica com estilos particulares, modos expressivos ou técnicas. Seu exclusivo campo de atuação é o ensinamento da técnica interior, por meio da qual autenticar e exaltar qualquer estilo ou expressão artística de afirmação e reforço daquilo que é conforme à ordem de natureza.