Projetos culturais, sociais e educacionais

PROMOVENDO A ARTE PARA O SER HUMANO PROTAGONISTA

OntoArte é educação, abertura ao ato vital. Uma educação à alegria na arte que não se aprende absorvendo cânones externos, mas vivificando, provocando as diversas intuições e capacidades vitais, as diversas curiosidades do projeto de natureza de cada ser humano, porque somos expressões vitais do belo.

Metaphisica Sinfonia Coral

O espetáculo Metaphisica Sinfonia Coral é um evento inédito em uma grande produção que apresenta as obras musicais de Antonio Meneghetti, interpretadas por uma orquestra sinfônica completa e um coral com 100 vozes.

Cláudio Carrara
Diretor Artístico

Profissionais de peso no cenário musical brasileiro e internacional compõem a equipe, com direção artística de Claudio Carrara e direção musical e orquestração de Vagner Cunha. À frente da orquestra está o compositor e regente Antônio Borges-Cunha, diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, regente titular da Orquestra Sesi/Fundarte e professor orientador do programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Carla Maffioletti 
Soprano

Os solistas são o tenor Flávio Leite, o barítono Daniel Germano, a mezzo soprano Lucia Passos e as sopranos Cíntia de Los Santos e Carla Maffioletti. A soprano coloratura Carla Maffioletti tornou-se famosa mundialmente como uma das solistas do violinista André Rieu e sua Orquestra Johan Strauß. Desde 2002, vem realizando turnês pelo mundo para grandes plateias de até 35 mil espectadores, em países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul, Coreia do Sul, Austrália, Alemanha, e, desde 2012, o Brasil. Com o maestro Rieu gravou dezenas de DVDs e CDs.

A orquestra com formação sinfônica completa é formada pela Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, pela Camerata OntoArte Recanto Maestro e outros músicos convidados que mantêm carreiras destacadas no cenário nacional e internacional da música de concerto.

“Trata-se de uma música de cultura superior, enquanto uma música que parte das emoções humanas para atingir as emoções universais da vida”. Antonio Meneghetti

Um evento inédito no Brasil, gratuito e aberto ao público. Por questões organizativas, solicita-se a confirmação de presença no e-mail marketing@recantomaestro.com.br.

Um projeto cultural realizado pelo Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à cultura, com produção da Associação OntoArte e Bell’anima produções musicais, com apoio do Recanto Maestro, Fundação Antonio Meneghetti e Theatro São Pedro, e patrocínio das empresas Calçados Beira Rio e Grupo Meta.

Informações:
Dia 28 dezembro de 2013, às 18h30 – entrada gratuita
Local: Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro
Endereço: Est. Recanto Maestro, 338 Restinga Sêca – RS – Brasil 97200-000. O local fica a 30 min do aeroporto de Santa Maria/RS, com voos diretos de Porto Alegre e outras cidades do Brasil
Confirmações de presença e informações sobre o evento: marketing@recantomaestro.com.br


Projeto Cultural Maestro OntoArte em cena

Seria possível traduzir em partituras de música erudita elementos tão poéticos quanto os títulos “Força do Oceano”, “A Árvore e o Seu Céu”, “Sinos Corais”? A resposta é sim. Foi exatamente o que se comprovou na noite do dia 30 de agosto de 2012 no Theatro São Pedro, uma das mais tradicionais e respeitadas casas da cultura do Brasil – espaço que, tendo sido criado em 1858, hoje faz parte do maior complexo cultura da América Latina, o Multipalco. Ali se deu a interpretação de algumas das peças de música erudita compostas pelo maestro Antonio Meneghetti.

Em um projeto apoiado pelo Ministério da Cultura, por meio da lei de incentivo à cultura, o “Maestro OntoArte em cena” lotou o Theatro São Pedro, exigindo que se abrissem as cadeiras extras – com a presença de mais de 800 participantes.










Antônio Borges-Cunha
Maestro

As composições de Meneghetti foram apresentadas ao público por 35 músicos regidos pelo Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, o maestro Antônio Borges-Cunha. De um minucioso trabalho de orquestração, realizado por Vagner Cunha, as obras compostas originalmente em piano e órgão foram interpretadas ao som de instrumentos de cordas, sopros, metais e percussão.

A noite de espetáculo contou ainda com outras duas atrações. Utilizando flautas, violões e xilofones, os jovens artistas dos projetos Flauta e Amigos do Violão interpretaram a Nona Sinfonia de Beethoven e a obra Ninfa Sulla Finestra de Antonio Meneghetti. Estes dois projetos são iniciativas de formação musical ofertadas gratuitamente pela entidade que organizou este evento, a Associação OntoArte, junto à Antonio Meneghetti Faculdade, Fundação Antonio Meneghetti, Recanto Maestro e as prefeituras de São João do Polêsine e Restinga Sêca (RS). Dos mais de 500 jovens que hoje desfrutam destas iniciativas, 24 são membros do grupo especial e estiveram no palco do São Pedro.

Da música para o cinema, a noite contou ainda com a apresentação do filme documentário Antonio Meneghetti: un maestro dell´OntoArte. Produção binacional (Inglaterra e Itália), o filme documentário conta com a realização da Associazione Scuola Internazionale di OntoArte (Itália) e narra a trajetória de Antonio Meneghetti como artista fundador deste movimento artístico.


Projeto Flauta

A Associação OntoArte desenvolve projetos que fomentam o contato dos jovens com a música de modo gratuito. Um deles é o Projeto Flauta, que oferece aulas de flauta doce para crianças da rede pública de educação básica e fundamental do município de São João do Polêsine (RS). Realizado desde 2008, em parceria com a Antonio Meneghetti Faculdade e a Prefeitura do município, esse projeto antecipou a Legislação Educacional Brasileira, que incluiu o ensino obrigatório da música no currículo escolar desde 2011. Hoje, são cerca de 160 jovens alunos que estudam música e realizam apresentações em eventos.


Projeto Amigos do Violão

A Associação OntoArte é também parceira do projeto Amigos do Violão, promovido pelaFundação Antonio Meneghetti, para levar o ensino do violão para as escolas de Ensino Médio da rede pública de São João do Polêsine (RS). Desse projeto, nasceu a Orquestra de Violões, uma iniciativa apoiada pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Entre as apresentações já realizadas pelos jovens do Projeto Flauta e do Projeto Amigos do Violão, está o espetáculo “Maestro OntoArte em Cena”, um projeto cultural com apoio do Ministério da Cultura, realizado em agosto de 2012, no famosoTheatro São Pedro, em Porto Alegre (RS).


Camerata OntoArte Recanto Maestro

A Camerata OntoArte Recanto Maestro surgiu em 2012 com o intuito de perpetuar e apresentar ao público nacional e internacional, o estilo musical contemporâneo OntoArte. Uma iniciativa brasileira de orquestração e interpretação das obras do compositor e maestro italiano Antonio Meneghetti.
O concerto de estreia da Camerata OntoArte Recanto Maestro foi realizado durante o evento de lançamento do Catálogo Internacional de Obras OntoArte de Antonio Meneghetti, no Centro de Convenções FOIL Marudo (Itália), no dia 28 de dezembro de 2012.

Composto por nove músicos, o grupo possui uma formação reduzida da orquestra clássica: 3 violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete e piano. A direção artística é de Claudio Carrara e a direção musical é de Vagner Cunha, que atualmente dedica-se à orquestração das obras do Maestro Antonio Meneghetti para diferentes formações.

Em 2013, a Camerata OntoArte realizou uma apresentação durante o evento de inauguração do Centro de Excelência SAP Grupo Meta Recanto Maestro. Na ocasião, foram interpretadas músicas inéditas do maestro Antonio Meneghetti, orquestradas por Vagner Cunha.


Cursos educativos, eventos e publicações

Transmitir a cultura da arte humanista, interligada aos conceitos da OntoArte, é também um dos objetivos da Associação. Os cursos são organizados em programas educativos com conteúdos sobre a história da OntoArte, exposições pelo mundo e a biografia do artista Antonio Meneghetti; assim como aulas que abordam a cultura sobre os valores universais da arte, a história da arte mundial (da Grécia, Roma, Renascimento, Vanguardas até os dias atuais) e a biografia de alguns artistas que, há milênios, transmitem, através de suas criações, o belo e a inteligência humana.

Informe-se sobre o calendário de cursos e eventos: info@ontoarte.org.br.

A Associação OntoArte é também parceira da Revista Performance Líder, uma publicação nacional que traz uma nova abordagem sobre a liderança e o estilo de vida de líderes brasileiros e internacionais.

Conheça as publicações sobre o tema OntoArte e o artista Antonio Meneghetti na seção Multimídia. Clique aqui